Piracaia dá um importante passo em prol do desenvolvimento turístico e cultural
Piracaia dá um importante passo em prol do desenvolvimento turístico e cultural
A Prefeitura Municipal de Piracaia, através do Departamento de Cultura e Turismo, firmou parceria com a Universidade Paulista (UNIP), de Campinas, para realizar trabalhos de inventariação turística. Esta foi uma das boas notícias anunciadas no evento de Audiência Pública, realizada nessa última quinta–feira (17), na sede da Câmara Municipal.
Com o plenário lotado, a reunião conduzida pelo Professor David Carvalho – Diretor do Departamento de Cultura e Turismo – contou com a presença da prefeita Fabiane Santiago (PV), do presidente da Câmara Prof. Wanderley (DEM), dos vereadores Silvino Dentista (PSDB), Edmilson Armellei (PP), Toninho da Rádio (PDT) e Eunice Cabral (PDT).
Na reunião, o diretor apresentou os principais projetos elaborados para a sua pasta, como por exemplo, o inventário turístico municipal. Conforme anunciado, o inventário terá por objetivo registrar, catalogar e formatar um banco de dados com todas as informações referentes ao setor turístico do município. Entre os pontos a serem inventariados estão os atrativos naturais e culturais, a infra–estrutura, as associações, o artesanato, o patrimônio histórico e ambiental e o comércio local.
Conselho Municipal de Cultura
O evento também teve como pauta o Conselho Municipal de Cultura, onde o diretor do Departamento pôde explanar suas principais metas e funções. Em seguida, houve a eleição dos membros representativos da sociedade civil, sendo divididas em 5 áreas: Música, Artes Cênicas e Performáticas, Artes Visuais e Áudio Visual, Patrimônio Histórico/Cultural e Literatura e Comunicação.
O Conselho Municipal de Cultura, criado através da Lei Nº 2576/2010, de autoria do vereador Silvino Dentista (PSDB), tem por objetivo promover a participação democrática dos vários segmentos da sociedade que integram a ação cultural no município de Piracaia, visando garantir a todos o pleno exercício dos direitos culturais, além de apoiar e incentivar a valorização e a difusão das manifestações culturais.