Câmara realiza Sessão Solene em homenagem aos expedicionários
Câmara realiza Sessão Solene em homenagem aos expedicionários
Mesmo passados 64 anos do fim da guerra, as lembranças emocionaram os familiares dos ex–pracinhas, sensibilizando também o público presente.
A Câmara Municipal de Piracaia realizou nesse último dia 25, terça–feira, uma Sessão Solene em homenagem aos integrantes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que tiveram suas heróicas participações no combate da 2ª Guerra Mundial. O evento foi sucedido através de um requerimento do vereador Edmilson Armellei (PP), e contou com a presença dos vereadores e de diversas autoridades, como a prefeita Fabiane Santiago, o vice–prefeito Dito da Ivone, o Delegado do Exército da Região Bragantina Tenente Agnaldo Cardoso Filho, o vereador Emil Ono (PTB) da cidade de Atibaia, e a compositora do Hino Municipal, Madalena Bigotto.
As dificuldades da FEB foram relembradas em um documentário exibido durante a cerimônia, e mesmo passados 64 anos do fim da guerra, as lembranças emocionaram os familiares dos ex–pracinhas, sensibilizando também o público presente. Marcaram presença na cerimônia as famílias dos expedicionários João Brescini, Luiz Andutta, Hélio Michelin, Afonso Cruz Braga, Benedito Gonçalves, e José Zanotti.
Conheça os homenageados
João Bresciani: Nasceu em 30 de junho de 1916, filho de Hermano Bresciani e Itália Sachi. Em 1951 conheceu a jovem Maria de Lourdes Barbosa, em 19 de abril de 1952 casou–se na Igreja de Santa Terezinha. Pai de três filhas: Regina, Norma e Marina. Faleceu aos 73 anos de idade no dia 20 de julho de 1989.
José Zanotti: Nascido em 07 de novembro de 1919, filho de Antonio Zanotti e Benedita de Oliveira. Casou–se no ano de 1948 com Josefina Zanotti com quem teve seus seis filhos: Dionísio, Maria Aparecida, Darci, Djalma, Ana Maria e Douglas. Faleceu em abril de 1984.
José Andutta: Nascido em 11 de março de 1922, filho de José Anduta Sobrinho e Vicencia Maria Rita. Casou–se em 1945, seis meses após voltar da guerra, com a jovem Margarida, com quem teve cinco filhos: Luiza, Itamar, Guaraciaba, Guaraciara e Jomar. Faleceu em 24 de março de 2008, vítima um derrame, deixando seus 11 netos e um bisneto.
Hélio Michelin: Nasceu em 13 de Fevereiro de 1923, na cidade de Aceburgo – Minas Gerais. Filho de Rosa Conti e Batista Michelin. Casou–se em 10 de novembro de 1945 com a jovem Sebastiana da Silva, com quem trocava correspondências durante a Guerra. Nem mesmo os árduos tempos da batalha tiraram o traço de sua alegria contagiante. Conheceu a cidade de Piracaia em 1979, e desde então, tornou–se um visitante assíduo à nossa cidade. Há 15 anos resolveu mudar–se para cá, onde passou seus últimos anos de vida. Faleceu em novembro de 2007. Deixando saudades aos seus 5 filhos: Célia, Maria Darcy, Alice, Sônia e Jorge e aos seus 13 netos e 01 bisneto.
Benedito Gonçalves: Sobrinho do conhecido e histórico personagem piracaiense Sr. Daniel Benedito Gonçalves. Não fio casado e não teve filhos, pouco se sabe sobre sua história. Após sua participação na Segunda Guerra Mundial, mudou–se para a cidade de Santo André. E freqüentava nossa querida Piracaia frequentemente, visitando os amigos e os primos.
Afonso Cruz Braga: Nascido em 20 de agosto de 1920, filho de João Braga e Faustina Maria da Conceição. Casou–se com Benedita Aparecida Ferreira Cruz em 1946 com quem teve 3 filhos: Vanete, João Carlos e Angela. Atualmente reside na vizinha Bragança Paulista, e com seus 89 anos, desfruta de plena lucidez e lembra dos tempos de batalha, descrevendo – minuciosamente – as cenas de terror que vivenciou no período da Guerra.
A Câmara Municipal buscou informações sobre os expedicionários Cristiano Vieira, Francisco de Souza, José Ramos de Araújo, Roque Gonçalves, Sebastião Souza Bueno e Vidal Alves de Souza. Porém seus familiares não foram localizados.