DIA NACIONAL DA LÍNGUA PORTUGUESA

DIA NACIONAL DA LÍNGUA PORTUGUESA

O Dia Nacional da Língua Portuguesa é celebrado anualmente no dia 5 de novembro. A data foi instituída pela lei nº 11.310, de 12 de junho de 2006:
“Art. 1º É instituído o Dia Nacional da Língua Portuguesa a ser celebrado anualmente no dia 5 de novembro, em todo o território nacional.”
A data foi escolhida como uma homenagem ao escritor brasileiro Ruy Barbosa, que nasceu em 5 de novembro de 1849 e foi um notável orador e estudioso da língua portuguesa. Além disso, ele foi o membro fundador da Academia Brasileira de Letras em 1897, e presidente dela entre os anos de 1908 e 1919.

A língua portuguesa é falada por mais de 250 milhões de pessoas em diversos países, dentre eles, 9 que têm o português como língua oficial: Portugal, Brasil, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Guiné Equatorial.

Homenagem ao professor Thomaz:

O grande professor Thomaz de Aquino Souza é formado em Letras Clássicas na USP em SP (em Latim, Grego, Português) Ele começou a lecionar em 1953 e se aposentou em 1989 no Estado. Depois lecionou em escola particular por mais 8 anos terminando em 1998. Total 44 anos trabalhados no magistério.

Foram escolas nas cidades de Piracaia, São Paulo, São Roque, São Miguel e Leme.
Em Piracaia foi Diretor do Colégio João de Moraes Goes. Depois lecionou nas escolas Cel. Thomaz Cunha, Augusta do Amaral Peçanha, Colégio do Comércio (hoje Casa da Cultura) e Instituto Educacional Humanitas.

Em São Paulo lecionou EE Primeiro e Segundo Grau Castro Alves; bem como, Diretor na EE Jardim Brasil em São Paulo.
Em São Roque lecionou na EE Horácio Manley Lane; Na cidade de Leme lecionou na escola Newton Prado e também em Leme foi Diretor e professor na EE Waldemar Ferreira Fez faculdade de Direito em Bragança Paulista. Após encerrar a carreira de magistério ele passou a advogar com 81 anos.
É um exemplo de profissional!
Obrigado professor Thomaz, por transmitir seu conhecimento a centenas de alunos de nosso município.