Vereadores denunciam pagamento irregular para cargos de confiança

Vereadores denunciam pagamento irregular para cargos de confiança

Vereadores denunciam pagamento irregular para cargos de confiança



Os vereadores Edmilson Armellei (PP), Silvino Dentista (PSDB) e Dr. José Roberto da Silva “Dedé” (PCdoB) apresentaram denúncia em tribuna sobre gratificações salariais repassadas a alguns servidores públicos que ocupam cargos comissionados (cargos de confiança) na Prefeitura Municipal.  
A denúncia foi baseada nas publicações do jornal Imprensa Oficial, onde a Prefeitura divulgou o pagamento de FG10 (Função Gratificada 10, correspondente a 100%) para cargos de confiança designados a compor o quadro das comissões permanentes da Administração.  


Irregularidade


De acordo com a Lei Municipal Nº 2013/2000 a Função Gratificada foi instituída para atender, transitoriamente, encargo ou função de chefia e outros que não justifiquem a criação de cargos.  No entanto, a própria Lei (Art. 4 § 2º) veda a concessão de gratificação salarial aos cargos de confiança.    A Constituição Federal em seu art. 39 § 4º também veda a gratificação aos cargos comissionados “o membro de Poder, o detentor de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretários Estaduais e Municipais serão remunerados exclusivamente por subsídio fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória”.  


Ministério Público & Tribunal de Contas


Agora, os vereadores Edmilson Armellei (PP) e Silvino Dentista (PSDB) protocolarão denúncia no Ministério Público e no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, apontando as três portarias – assinadas pela senhora prefeita – que concederam o pagamento de FG10 para cinco cargos de sua confiança.