O Legislativo perto de você


Abertura da “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla” é realizada na Câmara Municipal.
21/08/2019

Foi realizada nesta manhã de quarta-feira, 21 de agosto, na Câmara Municipal de Piracaia, a solenidade em comemoração a “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Multipla”, promovida pela Associação de Pais e Amigos Excepcionais – da APAE de Piracaia.


Prestigiaram a solenidade o Vereador Neto Basile, representando o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Glauco Godoy, os Vereadores Alberto Ferreira, Márcia Badari, Maurício Pires e Rodrigo Simeone, o Prefeito, Dr. Silvino Cintra, o Vice-Prefeito, André Rogério, o Conselho de Administração, Maria Clara Cabral, Representando o Presidente da APAE, Sr. João Cabral, a Diretora da APAE de Piracaia, Profª Suzy Selene Montalvão, o Presidente da Câmara Municipal de Joanópolis, Sr. Roberto Bispo, o Procurador Jurídico da APAE, Dr. Kleber Cardoso, o Presidente da OAB – 174ª Subseção de Piracaia, Dr. Daniel Cabral, a Supervisora da Diretoria Regional de Ensino da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo, Profª Dirce Maiolli, a Coordenadora Pedagógica Sra. Adenil Bianchi, a Secretária Municipal de Educação e Cultura de Joanópolis, Profª Concheta Célia Conte, a Supervisora da Diretoria Regional de Ensino da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo, Profª Matildes Costa, além de diretores, supervisores de departamentos e autoridades da região.


Logo após ouvimos o depoimento da idealizadora do Projeto “Bem Estar San Marino”, Sra. Regina Puppo, que falou sobre o valor do trabalho voluntário junto à comunidade do bairro e também a apresentação dos alunos do Coral da APAE, com a canção de autoria do Compositor e Músico Professor Adriano Moura, que escolheu o título “Musica com Autistas”, com a canção “Apenas Meu Mundo”.


Em seguida tivemos a palestrante ilustríssima Doutora Lucia Benedito de Moraes Mesti com o tema: “Família e Pessoa com Deficiência, Protagonistas na Implementação das Políticas Públicas.”


Também foram convidados para a composição da “Mesa Redonda” o Sr. Diego Mutti, Bacharel em Administração Pública pela Universidade Federal de Lavras, com especialização em Finanças e Política Fiscal e Trainee na Coordenadoria Interna da Prefeitura Municipal de Piracaia e Gabriela Zanotti Bacharel em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), especialista em Contabilidade Governamental e Controladora Interna da Prefeitura Municipal de Piracaia e a Palestrante Doutora Lucia Benito Mesti, Advogada; Pós-Graduada em Direito Previdenciário; Pós-Graduada em Processo Civil pela pontifícia Universidade Católica/MG; Presidente do Conselho Municipal para assuntos da Pessoa com Deficiência do Município de Indaiatuba (2016/2018); Presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB/SP - Subseção Indaiatuba (2016/2018 e 2019/2021); Presidente da Comissão Especial dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Secional OAB/SP - Seção São Paulo (gestão 2019/2021).


As professoras homenagearam os palestrantes Diego Mutti, a Dra. Lúcia Mesti e Gabriela Zanotti. Por fim, a Diretora da APAE de Piracaia, Profª Suzy Selene Montalvão, fez o encerramento do primeiro dia das atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla do ano de 2019, agradecendo a todos que participaram desta solenidade.


O evento teve como missão promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientação, prestação de serviços, apoio à família, direcionados à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e a construção de uma sociedade mais justa e solidária.