O Legislativo perto de você


Mais de mil pessoas acompanharam ao vivo a 1ª Sessão Ordinária da Câmara de Piracaia
13/02/2017

Para o presidente da Câmara, Glauco Godoy (PSB), o desejo de todos os vereadores da casa é único, o de ver a cidade crescer e se desenvolver novamente. "Até mesmo antes de começar os trabalhos, o mês de janeiro, para mim e para meus colegas, foi de visitas e buscas de recursos para a cidade", disse o presidente.


“Eu senti uma Câmara unida e que está disposta a ajudar o prefeito fazer a cidade crescer novamente. A população piracaianese merece ter a sua dignidade de volta e esse é o nosso compromisso, trazer o que é de direito de nossos munícipes. E esperamos que o Executivo continue com essa garra, disposto a nos ouvir e nos ajudar a trazer o progresso”, concluiu.




EXPEDIENTE DO PODER EXECUTIVO


Foram apresentados 2 projetos de Lei, sendo o PL nº 09/2017, que modifica a redação do artigo 1º da Lei 1919/1977 e dá outras providências; e o PL nº 10/2017, que autoriza a abertura de crédito adicional dentro do orçamento  vigente e dá outras providências.




EXPEDIENTE DO PODER LEGISLATIVO


Foi apresentado o PL 1/2017, de autoria de Glauco Godoy, que institui a Câmara Jovem no Município de Piracaia e estabelece normas para o seu funcionamento.




REQUERIMENTOS E INDICAÇÕES 




Foram apresentados 20 requerimentos ao Poder Executivo, sendo 8 de autoria do vereador Prof. Rogério, 3 do vereador Eduardo Novaes, 1 de autoria da vereadora Márcia Badari, 3 do vereador Rodrigo Simeone, 1 de autoria do vereador Alberto, 2 do vereador Glauco Godoy e 1 de autoria do vereador Toninho Leandro. 




PALAVRA LIVRE




O primeiro a fazer uso da palavra foi o vereador Toninho Leandro (PSB). O parlamentar iniciou seu discurso elogiando a postura transparente e de diálogo da Prefeitura Municipal. “As pessoas têm se surpreendido com a conduta do prefeito, do vice e também dos diretores de departamentos, que estão sempre de portas abertas ouvindo as reivindicações da população. Temos acompanhado, inclusive nas redes sociais, as ações da Prefeitura”, afirmou.  


Toninho (PSB) também falou sobre sua visita à Secretaria de Emprego, em São Paulo, onde foi se inteirar sobre projetos como o “Jovem Aprendiz”, que visa inserir o jovem no mercado de Trabalho.  Ainda falou sobre o aumento da bolsa da Frente de Trabalho e finalizou seu discurso alando sobre a importância de se caminhar junto com o Executivo em prol da população.




A vereadora Márcia Badari (DEM) falou sobre ações realizadas desde que foi eleita. Teceu elogios ao Poder Executivo pela postura transparente a qual o mesmo vem sendo conduzido. “Foram várias reuniões com o prefeito e com os diretores de departamentos. Estamos tendo um bom diálogo e construindo uma boa relação, sempre voltada aos interesses da população”, afirmou a parlamentar.


Márcia também falou sobre sua preocupação com os moradores em situação de rua e sobre as suas reuniões com o Departamento de Assistência Social, visando soluções para a problemática. Também falou sobre sua preocupação com a causa animal.


Nelson Basile (PMDB) afirmou estar  contente com a transparência e a harmonia entre o Executivo com o Legislativo. Parabenizou os colegas no início da gestão. “Que continuemos assim até o final do mandato. Piracaia merece o melhor”.


Professor Rogério (PSB) teceu comentários sobre os seus requerimentos apresentados. Em seguida  falou sobre sobre suas articulações em busca de emendas parlamentares, explicando que as mesmas são burocráticas e levam tempo até a efetivação. Falou também sobre a importância da representatividade da cidade. A esfera federal, mencionando as emendas do deputado federal Roberto Santiago. E também teceu comentários sobre as condições da saúde no município. 




O vereador Alberto (PRP) parabenizou o presidente pela direção da Casa. Também cumprimentou o prefeito e o vice pelo desempenho a frente do Executivo. Alberto também pediu paciência da população no que diz respeito a ansiedade aos atendimentos das demandas, principalmente diante do quadro financeiro que o município se encontra.  


Glauco Godoy iniciou seu discurso cumprimentando os vereadores pelo empenho e comprometimento que têm mostrado nesses primeiros trinta dias de mandato.  Parabenizou a vereadora Márcia Badari pela sua preocupação com os moradores em situação de rua. Glauco renovou o seu compromisso  com os colegas. Também comentou sobre a transparência na gestão e da novidade das sessões serem transmitidas pelo Facebook. “Eu senti uma Câmara unida e que está disposta a ajudar o prefeito fazer a cidade crescer novamente. A população piracaianese merece ter a sua dignidade de volta e esse é o nosso compromisso, trazer o que é de direito de nossos munícipes. E esperamos que o Executivo continue com essa garra, disposto a nos ouvir e nos ajudar a trazer o progresso”.


Du Novaes (PROS) falou da  importância da harmonia entre o Poder Legislativo e Executivo, afirmando que ambos estão unidos trabalhando juntos em prol da população. 


Na Tribuna, o parlamentar também cumprimentou o público presente, destacando aqueles que já contribuíram para a cidade como o ex-vereador Braz, Irmão Odair, Chiquinho Chaveiro, Dr. Pietro Petri e Manezinho. Também agradeceu ao prefeito Silvino Cintra por atender aos seus pedidos. 


O vereador também falou sobre o resgate de projetos  esportivos, em parceria com o vereador Rodrigo Simeone, como o  campeonato de  futsal. 


Rodrigo Simeone (PHS) também falou sobre a importância da harmonia entre os poderes, bem como a união entre os vereadores, para proporcionar o melhor para a população piracaiense. 


Agradeceu a prontidão no atendimento das demandas apresentadas ao Executivo, citando como exemplo o trabalho da manutenção de estradas, uma antiga reivindicação do povo. Também falou sobre o trabalho em conjunto com o vereador Dú Novaes no que tange o resgate de projetos esportivos. Falou ainda que esteve com o Prefeito na Secretaria de Esportes, onde conseguiu a viabilização de kits esportivos, além da academia ao ar livre. Suas visitas à Secretaria da Cultura e Secretaria de Desenvolvimento Social, em busca de programas para o município também foram elencadas pelo parlamentar.