O Legislativo perto de você


Vereadores visitam áreas afetadas pelas enchentes
19/01/2011



A incessante temporada de chuvas vem causando estragos e fatalidades que marcaram o início de 2011. No sudeste do país, os números de vítimas de enchentes e desmoronamentos já se tornaram incontáveis. Ainda não se sabe quantas pessoas foram soterradas, mas estima-se que mais de mil encontram-se mortas.   
A região bragantina também está sendo castigada pelas chuvas. Várias cidades da região estão alagadas e os rastros de destruição são alarmantes, como é o caso da vizinha Atibaia: 927 famílias estão desalojadas, o que corresponde a uma média de 3 mil pessoas.    
De acordo com a Defesa Civil, em Piracaia cerca de 50 residências foram atingidas por alagamentos, mas apenas 4 famílias foram desalojadas – uma delas está abrigada no IEPSAC e três estão na EE José Siqueira Bueno, em Batatuba – onde recebem  assistência da Prefeitura.  
Os vereadores têm aproveitado o período de recesso parlamentar para fazer visitas aos bairros da cidade.  Na segunda-feira (10), os vereadores Edmilson Armellei (PP) e Silvino Dentista (PSDB) acompanharam a situação dos lugares afetados pelos alagamentos e se dispuseram a ajudar as famílias atingidas. 
Na quarta-feira (12), durante a chuva, o presidente da Câmara Municipal de Piracaia, Prof. Wanderley de Oliveira (DEM), também percorreu as ruas do município para poder conhecer os pontos mais críticos de alagamento. 
Também foi constatado pelos vereadores e pela Defesa Civil do Município, que há vários pontos comprometidos por deslizamentos de terra, como por exemplo: nas extensões da Avenida Marginal, Santo Cruzeiro, Rodovia Jan Antonin Bata e na Estrada Franco Montoro. Tal situação pode piorar caso as chuvas persistam, resultando grandes desmoronamentos. 
De acordo com a Defesa Civil, os moradores adjacentes ao Jardim Monte Cristo, já foram alertados desde a última sexta-feira (14), quando ocorreu um deslizamento sobre parte dos degraus da famosa escadaria do Santo Cruzeiro – um dos principais pontos turísticos do município.