O Legislativo perto de você


Vereadores participam de Seminário Estadual
09/10/2009

 

Nesse último dia 6, terça-feira, os vereadores  “Toninho da Rádio” (PDT) e Prof. Wanderley (DEM), juntamente com a diretora do Departamento do Meio Ambiente de Piracaia, Ana Watanabe, participaram do seminário “Município Verde e Azul”. O evento, realizado no Parque Anhembi, contou com a presença do secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, prefeitos e vereadores de todo Estado, além de interlocutores do projeto Município Verde Azul. A realização do seminário foi de iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente - SMA, com o apoio da União dos Vereadores do Estado de São Paulo – UVESP, que foi representada pelo seu presidente, Sebastião Msiara.
Os parlamentares receberam uma cartilha - preparada pelos técnicos do Projeto Ambiental Estratégico Município Verde Azul, da SMA, e revisada por juristas convidados pela UVESP -  que apresenta 50 propostas de projetos de lei que beneficiam o meio ambiente local.  
Durante o encontro aconteceram diversas palestras com os gerentes das coordenadorias da secretaria sobre as mudanças nos licenciamentos ambientais com a nova CETESB, os desafios do milênio para os recursos hídricos, a preservação das nascentes e a importância da educação ambiental. O objetivo do evento era discutir a aplicação do Projeto Município Verde e Azul no Estado e como os vereadores podem contribuir de maneira prática com a política ambiental nos municípios. Temas como mudanças climáticas, inspeção veicular na capital e saneamento foram debatidos no encontro.
Para o vereador Prof. Wanderley (DEM) o seminário foi importante em sua finalidade de orientar os vereadores sobre legislações que podem tornar o crescimento dos municípios mais sustentável. Segundo ele, “a Câmara deve ajudar na elaboração de políticas públicas ambientais. Essas ações são benfeitorias para nossos filhos, netos e bisnetos. Quando falamos de meio ambiente, falamos em direitos difusos, em preservação da vida”, comentou.
 
O vereador Toninho da Rádio (PDT) disse que a cartilha com as 50 idéias será estudada com muita atenção.