O Legislativo perto de você


Câmara reúne SENAI e empresários para qualificação de mão de obra
29/11/2019

Aconteceu na noite de quinta-feira, 28 de novembro, na Câmara de Vereadores, a primeira reunião entre o SENAI e empreendedores de Piracaia, dando os primeiros passos de uma importante parceria num projeto de desenvolvimento e geração empregos e renda para Piracaia, onde a Câmara Municipal e o SENAI estarão de mãos dadas para ações no sentido de disponibilizar mão de obra capacitada para atender empresas já instaladas em Piracaia, e para criar um atrativo para aquelas indústrias que estejam buscando novos locais para implantação de suas unidades.
A reunião foi conduzida pelo Presidente da Câmara Municipal, Vereador Glauco Godoy, e sua assessoria, que, juntamente com o representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI - Sr. Fábio Beniamino, discutiram as demandas do setor industrial local, que hoje enfrenta fortes desafios, principalmente pela pouca disponibilidade de mão de obra qualificada.
Participaram da reunião as empresas Copax Indústrial Ltda, Ballagro Agro Tecnologia Ltda, Planeta Acessível, Cofat Brasil Componentes Automotivos. Durante o evento os empresários puderam expor os principais obstáculos enfrentados pelas empresas na contratação de mão de obra especializada, principalmente para cargos de nível técnico, diante da dificuldade de encontrar candidatos que atendam aos requisitos das diversas funções.
Foram discutidas alternativas para viabilizar o projeto, que vai beneficiar o setor industrial do município e a geração de emprego e renda para a cidade.
Segundo o Sr. Fábio Beniamino, o SENAI é fundamental para a preparação de mão de obra especializada e diferenciada para a indústria, oferecendo diversos cursos e projetos para capacitar os trabalhadores, tratando-se de fator relevante para o aumento da produtividade e consequentemente da competitividade da indústria brasileira.
O projeto para a qualificação de mão de obra em Piracaia, que está em seus primeiros passos, tem previsão de novas reuniões para detecção das demandas, e a promoção dos cursos respectivos, cujo resultado esperado é o incremento e otimização da produção, com a consequente geração de empregos e a ocupação das vagas por trabalhadores devidamente qualificados, cidadãos piracaienses.