O Legislativo perto de você


Calçadão “Tetê Brandão” é inaugurado em Piracaia
13/08/2019

Inaugurado nesta sexta-feira, 09 de agosto, o calçadão na cidade de Piracaia, que recebeu a denominação de “Calçadão Caetano Carvalho Brandão (Tetê Brandão)” localizado na Avenida Marechal Deodoro, no centro da cidade. (Projeto de denominação de autoria do Vereador Glauco Godoy).


A solenidade contou com a presença das autoridades: o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Glauco Godoy, o Prefeito, Dr. Silvino Cintra, a Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Dra. FernandaTessaro Cintra, os Vereadores Alberto Ferreira, Ilka Araújo, Maurício Pires, Márcia Badari, Neto Basile, Eduardo Novaes e Rodrigo Simeone, o Assessor de Gabinete, Dr. Vagner Bueno e a Diretora do Legislativo, Dr. Cláudia Nogueira e representando a Associação Comercial de Piracaia, Sr. Mário Molon, além de representantes de departamentos, autoridades da região e toda a família do homenageado.


A obra realizada é fruto de uma verba envidada através de uma emenda parlamentar, que o Presidente da Câmara Glauco Godoy, conseguiu junto ao Deputado Estadual Celino Cardoso. Essa obra foi idealizada através de uma ação conjunta do Executivo e do Legislativo, para atender as reivindicações antigas dos comerciantes locais da cidade.


O Calçadão (Tetê Brandão) possui melhor acessibilidade à população, com Iluminação, ampliação da área de locomoção de pedestre, drenagem através de bocas de lobo, novos bancos para melhor acomodar os usuários e uma nova área de entretenimento. Também favorecerá o turismo e o comércio, além de impulsionar o número de visitantes na cidade.


Durante a solenidade os vereadores fizeram o uso da palavra e parabenizaram o Presidente da Câmara Municipal, Glauco Godoy, que conseguiu a emenda para a realização da obra e o Prefeito, Dr. Silvino Cintra que finalizou a obra do calçadão.


Em sua fala o presidente agradeceu ao Deputado Celino Cardoso que sempre atendeu seus pedidos, também o empenho do Prefeito Silvino Cintra, que prontamente atendeu a solicitação realizando o desejo de toda a população e o apoio dos vereadores que trazem emendas para o município. Também fez uma homenagem ao Tetê Bradão e toda sua família, que quando Legislativo e o Executivo caminharem juntos, sempre terão um bom resultado e quem ganha é a população.


Logo em seguida foi realizada a entrega da homenagem a família do senhor Tetê Brandão, representada pela filha Sra. Maria Eugênia e o descerramento da Placa de Inauguração do “Calçadão Tetê Brandão” com o corte simbólico da fita. Por fim, tivemos uma belíssima apresentação da Banda Sinfônica Municipal de Piracaia Shadow Scouts.


Breve Histórico de Caetano Carvalho Brandão “(Tetê Brandão)


Caetano Carvalho Brandão (Tetê Brandão) nasceu em 25/08/1900, na Rua Marechal Deodoro nº133, onde também faleceu. No mesmo endereço nasceram seus 7 filhos.


Farmacêutico por profissão e fotógrafo amador, hobby herdado de seu pai Francisco Ferreira Simões Brandão, farmacêutico também, e precursor da fotografia no Brasil no final da década de 1880.


Piracaia talvez seja uma das cidades com as memórias mais preservadas do Brasil, graças ao acervo fotográfico herdado de seu pai preservado em negativos de vidro e graças ao seu dom na arte de fotografar.


Da década de 1880 até o seu falecimento, não há fato importante ocorrido na sua amada Piracaia, que não tenha sido registrado por suas câmeras mágicas.


Quase todas as pessoas com idade mais avançadas, tem fotos tiradas por Tetê Brandão. Tetê era, como o pai, um excelente farmacêutico, muito requisitado e com uma larga experiência em fotografia.


Foi vereador, mordomo da santa casa local e um dos baluartes na construção do atual hospital, que antes funcionava onde hoje existem as ruínas do Ginásio de Piracaia.


Também doou à UNICAMP uma grande parte de seu acervo, recebendo em 02 de outubro do mesmo ano, uma placa de reconhecimento pelas fotos doadas ao Centro de Memórias da Universidade.


Tetê Brandão faleceu em 22 de maio de 1996, com 96 anos e deixou saudades, pois a história de Piracaia parou quando sua lente parou de clicar para bela Piracaia.