O Legislativo perto de você


Piracaia sedia Manifesto “Salvem o Cantareira – Água para Todos”
29/04/2014


O Consórcio PCJ (Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e o Conselho Fiscal da entidade promoveram na manhã do dia 25 de abril, sexta-feira, o manifesto “Salvem o Cantareira – Água para Todos”. O evento reuniu cerca de 400 pessoas na Rodovia SP-036, km 100,8 (Ponte Piracaia – Joanópolis). Na ocasião, estiveram presentes deputados federais e estaduais; a Prefeita Municipal de Piracaia, Dona Terezinha; Wilson Rodoviário, Presidente da Câmara Municipal; os vereadores do município Marcinho Marciano, Glauco Godoy, Braz Fotógrafo, Irmão Odair, Clovinho, Dr. Mauro Corsi (Maurinho), Professor Rogério e demais autoridades da região e ligadas ao Consórcio PCJ.


No manifesto, os organizadores do evento falaram a respeito das reivindicações que serão  protocoladas nos próximos dias junto aos órgãos gestores: Agência Nacional de Águas (ANA), Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE), Ministério do Meio Ambiente e à Secretária de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo.


O manifesto teve como objetivo central alertar o poder público sobre os riscos econômicos que envolvem o comprometimento da disponibilidade hídrica dos dois principais parques industriais do Brasil: a Região da Grande São Paulo e as Bacias PCJ, onde estão situadas a Região Metropolitana de Campinas, os aglomerados urbanos de Piracicaba e Jundiaí, que dependem em grande parte da água que vem do Sistema Cantareira. O evento pretende enaltecer o valor econômico da água e os reflexos que isso pode causar à economia do Brasil.