O Legislativo perto de você


Eleição da Nova Diretoria – Consórcio PCJ
14/05/2013

 


Na manhã da última sexta-feira, dia 10, os vereadores Clovinho e Professor Rogério foram à Americana representar nossa cidade, no Consórcio PCJ, para a eleição da nova diretoria (2013-2014) e do Conselho Fiscal do PCJ. A eleição ocorreu na sede do Consórcio, e contou com a presença de aproxidamente 70 representantes do legislativo dos municípios associados. A votação foi consensual e a nova composição foi eleita por unanimidade. O vereador Clovinho foi eleito como representante das sub-bacias do Cachoeira e do Atibainha e o vereador Rogério foi eleito 2º secretário do Conselho Fiscal. O trabalho será árduo, pois o objetivo das cidades é aumentar a vazão dos Rios Cachoeira e Atibainha, solucionando assim, uma série de problemas, contribuindo com a melhoria da qualidade dos mananciais, com enfoque ao tratamento dos esgotos na região.


O Conselho Fiscal é formado por representantes indicados pelos presidentes das Câmaras de vereadores dos 43 municípios consorciados e tem a função de fiscalizar as contas do Consórcio PCJ, além de ser um importante órgão consultivo para as ações da entidade.


CONSÓRCIO PCJ


O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí é uma associação de direito privado sem fins lucrativos, composta por municípios e empresas, que tem como objetivo a recuperação dos mananciais de sua área de abrangência. A base do trabalho da entidade está na conscientização de todos os setores da sociedade sobre a problemática dos recursos hídricos da região, no planejamento e no fomento às ações de recuperação dos mananciais.


Fundado em 13 de outubro de 1989, o Consórcio atua com independência técnica e financeira. A entidade arrecada e aplica recursos em programas ambientais. O poder de decisão cabe ao Conselho de Consorciados.


O Consórcio possui quatro órgãos funcionais:


- Conselho de Consorciados (prefeitos e representantes de empresas consorciadas).


- Conselho Fiscal (representantes das câmaras municipais de vereadores).


- Plenária de Entidades (representantes de entidades da sociedade civil).


- Secretaria Executiva (equipes técnica e administrativa).


As Diretorias do Conselho de Consorciados e do Conselho Fiscal têm mandato de dois anos.