O Legislativo perto de você


Vereadores participaram da reunião da Unicidades em Mairiporã
14/03/2013


Nessa última quarta-feira (6), os vereadores Glauco Godoy (PSDB),  Clovinho (PP) e Maurinho Corsi (PSDB), juntamente com a Diretora do Departamento de Cultura e Turismo do Município de Piracaia, Miria Maia, e o presidente do Comtur de Piracaia, Nelson Ricanelo de Godoy,  estiveram numa reunião promovida pela Câmara Técnica de Turismo da Agência de Desenvolvimento Regional – Unicidades. 
Realizada no auditório da ACE (Associação Comercial) no município de Mairiporã, a reunião abordou temas da exploração do Turismo através dos recursos naturais. Entre as discussões da pauta, estavam a realização da 5ª Romaria das Águas, o Projeto Caminho de Fernão Dias, e o Plano Diretor de Turismo Regional. 
Para os vereadores piracaienses, “O trabalho conjunto de todos os municípios trará representatividade e resultará no desenvolvimento econômico para toda região”, afirmaram. 
Conforme discutido, para comemorar a Semana da Água os municípios explorarão o turismo com passeios náuticos em torno das represas, visando fomentar a sustentabilidade e conscientização ambiental. A ideia é realizar algo regional que possa chamar atenção das autoridades para a importância da preservação dos recursos hídricos da região, responsável por 60% da água fornecida à capital.
A Agência de Desenvolvimento Regional - Unicidades é uma OSCIP formada por 17 municípios, sendo 16 do Interior Paulista e 1 do sul de Minas Gerais. São eles: Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Guarulhos, Jarinu, Joanópolis, Mairiporã, Morungaba, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia, Socorro, Tuiuti, Monte Algre do Sul e Vargem, estes paulistas; e Extrema, em Minas Gerais.  Assim a Unicidades tem o papel de fomentar o desenvolvimento da região e auxiliando com que todos trabalhem de maneira integrada por meio das Câmaras Técnicas, formadas pela agência, que vão garantir qualidade dos projetos. As Câmaras Técnicas trazem ainda mais substância e participação na definição dos projetos para atender as demandas da região, os coordenadores exercem um papel importante em motivar e subsidiar as deliberações dos órgãos de gestão e deliberação da Agência. Sua missão é de aprofundar os temas definidos como prioritários pela UNICIDADES e reunir as contribuições e talentos que possam aprofundar a qualidade do conhecimento e das propostas para a região. As Câmaras Técnicas são: Turismo, Meio ambiente, Saúde, Educação, Segurança, Urbanismo e Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico.