O Legislativo perto de vocĂȘ


Projeto de Lei prevĂȘ a retirada de carros abandonados em Piracaia
07/07/2011



O Projeto de Lei Nº 20/2011 de autoria do vereador Toninho da Rádio (PDT), que está tramitando na Câmara Municipal, trata especificamente do abandono de carros em vias públicas, indicando a Prefeitura Municipal providências, entre elas a retirada dos veículos.
O vereador se sentiu motivado a trabalhar pela aprovação do projeto depois de constatar que há inúmeros veículos abandonados em toda a cidade.
Segundo a proposta, será considerado abandonado o veículo que estiver estacionado  por mais de cinco dias estacionado em via pública e estiver em visível mau estado de conservação. Nesse sentido, a retirada de veículos abandonados dos locais públicos garantirá o uso correto das vias urbanas em benefício da população. Além de atrapalhar o tráfego de outros veículos e diminuir o número de vagas de estacionamento, estes veículos contribuem para piorar o aspecto estético e urbanístico da cidade, se tornando um risco para a saúde pública e podendo ocasionar doenças, e ainda gerar resíduos que contribuem para a degradação do meio ambiente.
“A prática de abandono de veículos em vias públicas do Município vem se tornando recorrente, inúmeros são os casos relatados na cidade e as queixas de moradores sobre veículos abandonados, transformando-se em sucatas a céu aberto, trazendo transtornos, além de apresentar riscos à saúde pública. Em muitos casos, esses veículos acabam virando depósito de lixo e de água parada, certamente atraindo vetores de transmissão de doenças, incluindo o perigo da dengue” – justificou Toninho.