O Legislativo perto de você


Piracaia dá um importante passo em prol do desenvolvimento turístico e cultural
24/03/2011



A Prefeitura Municipal de Piracaia, através do Departamento de Cultura e Turismo, firmou parceria com a Universidade Paulista (UNIP), de Campinas, para realizar trabalhos de inventariação turística.  Esta foi uma das boas notícias anunciadas no evento de Audiência Pública, realizada nessa última quinta-feira (17), na sede da Câmara Municipal.
Com o plenário lotado, a reunião conduzida pelo Professor David Carvalho – Diretor do Departamento de Cultura e Turismo – contou com a presença da prefeita Fabiane Santiago (PV), do presidente da Câmara Prof. Wanderley (DEM), dos vereadores Silvino Dentista (PSDB), Edmilson Armellei (PP), Toninho da Rádio (PDT) e Eunice Cabral (PDT).
Na reunião, o diretor apresentou os principais projetos elaborados para a sua pasta, como por exemplo, o inventário turístico municipal. Conforme anunciado, o inventário terá por objetivo registrar, catalogar e formatar um banco de dados com todas as informações referentes ao setor turístico do município. Entre os pontos a serem inventariados estão os atrativos naturais e culturais, a infra-estrutura, as associações, o artesanato, o patrimônio histórico e ambiental e o comércio local.


Conselho Municipal de Cultura


O evento também teve como pauta o Conselho Municipal de Cultura, onde o diretor do Departamento pôde explanar suas principais metas e funções. Em seguida, houve a eleição dos membros representativos da sociedade civil, sendo divididas em 5 áreas: Música, Artes Cênicas e Performáticas, Artes Visuais e Áudio Visual, Patrimônio Histórico/Cultural e Literatura e Comunicação.
O Conselho Municipal de Cultura, criado através da Lei Nº 2576/2010, de autoria do vereador Silvino Dentista (PSDB), tem por objetivo promover a participação democrática dos vários segmentos da sociedade que integram a ação cultural no município de Piracaia, visando garantir a todos o pleno exercício dos direitos culturais, além de apoiar e incentivar a valorização e a difusão das manifestações culturais.