O Legislativo perto de você


Silvino Dentista denuncia transporte de animais em veículos públicos
13/05/2010

 


O presidente da Câmara, Dr. José Silvino Cintra (PSDB), flagrou nessa última quinta-feira (29) o veículo do Departamento da Educação transportando animais ao município de Atibaia.

 
 


Desde o início do ano os vereadores da Câmara Municipal de Piracaia vêm recebendo denúncias sobre o transporte de animais em veículos públicos.  Conforme as denúncias, os veículos condutores dos animais eram os mesmos utilizados para o transporte de pacientes submetidos ao tratamento de hemodiálise em hospitais da região. O escândalo veio à tona quando um paciente questionou o motorista sobre o mau cheiro do transporte, tendo como resposta que: “o mau cheiro era devido o veículo ter transportado alguns cães para a castração no período da manhã”.
Na época, ao tomarem conhecimento do fato, os vereadores prontamente buscaram esclarecimentos junto aos departamentos competentes e o episódio foi confirmado. Na ocasião foi assegurado pelos responsáveis que:
“como a Prefeitura não possui convênio com clínicas veterinárias, ela  contribui cedendo seus transportes ao grupo de voluntários que cuidam de animais carentes”. 
Diante de tal situação o presidente da Câmara, o vereador Dr. José Silvino Cintra (PSDB), se reuniu com o Diretor do Departamento de Vigilância Sanitária, Dr. Acílio Manoel Júnior, que lhe informou que só teve conhecimento dos fatos após a denúncia ter vindo à tona, e que já havia tomado medidas para que isso não tornasse a acontecer. Na ocasião o vereador deixou claro que não é contra as castrações, tão pouco adverso aos grupos voluntários, pelo contrário. “Reconheço o trabalho dessas pessoas, mas como profissional da Saúde não posso permitir que os mesmos transportes que levam enfermos sejam utilizados para esse fim. Isso vai além do desrespeito ao cidadão, é desrespeitar o ser humano. Já passou da hora da Prefeitura realizar um convênio com as clínicas do município e buscar soluções para os animais de rua, ou se for o caso, comprar um veículo destinado a esse fim. Mas usar o transporte da Saúde é inadmissível!” – disparou o vereador.
Alguns dias depois, novas denúncias davam conta de que continuavam a transportar os animais, porém nos veículos da Educação. O que foi comprovado no último dia 29, quinta-feira, quando o presidente da Câmara flagrou o veículo de placa CZA 9317 recolhendo os animais em frente ao Paço Municipal. Não contente, o vereador seguiu o veículo até  a Clínica “Santuário dos Animais” no município de Atibaia, onde os animais foram submetidos às castrações.
Dando conta de que durante o trajeto nenhum profissional da área acompanhava os animais, e que o veículo não contava com as documentações exigidas como o GTA (Guia de Transporte Animal), RGA (Registro Geral de Animais), e tão pouco com instalações adequadas para transportar animais, como gaiolas, por exemplo, o vereador imediatamente acionou a Polícia Rodoviária e a Polícia Ambiental, mas estranhamente não compareceram.  
Durante a 7ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada no último dia 04, terça-feira, o vereador exibiu em telão todo registro fotográfico do flagrante, anunciando, ainda, que a denúncia já foi devidamente encaminhada ao Ministério Público.