O Legislativo perto de vocĂȘ


Piracaia recebe Alckmin para oficializar convĂȘnio com Etec
22/03/2010

   

O Secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, esteve em Piracaia nesse último domingo (21) para firmar convênio entre o Centro Paula Souza e a Prefeitura Municipal que visa à implantação da ETEC- Escola Técnica Estadual.
Alckmin foi recebido nas dependências da Gruta Nossa Senhora Aparecida por dezenas de lideranças de toda a região. Na oportunidade, pode conhecer o Grupo Art´Cultura  que realiza o Teatro “Paixão e Morte de Cristo” – o maior teatro ao ar livre da região bragantina.
Após a visita a Gruta, o Secretário se dirigiu ao Salão Azul da Prefeitura Municipal para a cerimônia de assinatura do referido convênio. O evento 
contou com a presença do ex-senador Roberto Freire, do deputado estadual Edmir Chedid (DEM), do deputado federal Roberto Santiago (PV), do Sr. Evandro Losacco – Coordenador do Pró-Vicinais,  do vice-prefeito Dito da Ivone (PV), da prefeita Fabiane Santiago (PV), dos vereadores Dr. Luiz Henrique (DEM), Prof. Wanderley (DEM), Eunice Cabral (PDT), Toninho da Rádio (PDT), Dr. José Roberto da Silva “Dedé” (PCdoB) e Glauco Godoy (PDSB), e dos responsáveis pela vinda do curso no município: o presidente da Câmara Silvino Dentista (PSDB) e o deputado estadual Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).


Histórico


No início de 2009 o presidente da Câmara, Silvino Dentista (PSDB), acompanhado do presidente da Câmara de Americana, Cauê Macris (PSDB), se reuniram com o Secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, a fim de buscar recursos aos seus municípios, entre eles a implantação da ETEC.  
Desde que tomou ciência do fato, o deputado estadual Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) abraçou a causa e passou a interceder junto ao Secretário e a superintendente do Centro de Paula Souza, Laura Laganá, pela viabilização do curso.  
Finalmente, após uma reunião marcada pelo deputado - entre a superintendente e o presidente da Câmara - Piracaia obteve o aval para a instalação da chamada “sala descentralizada” da Etec. A convite do presidente, a prefeita Fabiane Santiago (PV) também acompanhou a reunião.
De acordo com a proposta apresentada pela diretora superintendente do Centro de Paula Souza, o Governo do Estado arcará com a maior parte dos custos referentes ao curso, orçado em R$ 7 mil/mês. "Caberá à Administração Municipal somente os gastos relativos à alimentação e ao transporte dos professores, além da contratação de um professor-coordenador, cujo salário está estimado em R$ 800,00 mensais", explicou Laura Laganá.
Segundo informou o deputado Paulo Alexandre Barbosa, os jovens interessados no curso deverão ser submetidos a um vestibulinho. A primeira turma terá capacidade para 40 alunos. "É uma conquista para os jovens de Piracaia que, agora, terão a oportunidade de freqüentar um curso cuja qualidade é reconhecida em todo o País. De cada dez alunos formados pelas ETECs, oito são inseridos no mercado de trabalho. Os resultados são excelentes. Por isso, quando trabalhamos ao máximo para dar uma resposta rápida ao pedido e conseguimos", afirmou.


A Etec e o Centro de Paula Souza


A Etec é o principal pilar do ensino técnico e profissional no Estado de São Paulo. Os alunos recebem capacitação voltada às principais necessidades da região onde estão inseridos. O Centro Paula Souza administra 182 Escolas Técnicas (Etecs) e 49 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) em 144 municípios no Estado. Atualmente possui mais de 180 mil estudantes matriculados nos Ensinos Médio e Técnico. Segundo levantamento realizado pelo Sistema de Avaliação Institucional (SAI), 77,3% de seus alunos são empregados de maneira imediata.