O Legislativo perto de você


Sessão Itinerante: moradores do bairro do Pinhal se reúnem com vereadores
23/11/2009

 

Em julho a Câmara Municipal de Piracaia estreou o projeto “Sessão Itinerante”, com o objetivo de romper barreiras entre o vereador e a sociedade, já que o cidadão desconhece - na maioria das vezes - a realidade dos trabalhos desenvolvidos em Plenário.  Essas Sessões visam, também, conscientizar a comunidade da importância de sua participação política, além de apresentar a Câmara Municipal como uma instituição transparente aos olhos da população. A última Sessão Itinerante do ano foi realizada no bairro do Pinhal, nesta última segunda-feira (16).
A reunião, que iniciou às 19h e 30min, contou com a presença dos vereadores Edmilson Armellei (PP), Dr. José Roberto da Silva “Dedé” (PCdoB), Eunice Cabral (PDT), Toninho da Rádio (PDT), Glauco Godoy (PSDB), Prof. Wanderley (DEM), Dr. Luiz Henrique (DEM), do presidente da Câmara, Silvino Dentista (PSDB), e de cerca de 90 moradores do bairro.   
Logo no início da Sessão, os vereadores puderam perceber as condições precárias das instalações da escola do bairro, onde o teto do prédio encontra-se comprometido devido à abundante infiltração. Com isso, os vereadores se comprometeram em buscar – habilmente – soluções junto ao Departamento de Obras da Prefeitura e à empresa responsável pela referida construção. Os moradores também falaram da necessidade de se aumentar o número de funcionários daquela escola.  
Em seguida, os moradores apresentaram suas inconformidades com as condições degradadas das estradas de acesso ao bairro, afirmando ainda, que na gestão anterior não encontravam tamanhas dificuldades no que diz respeito à conservação das mesmas. “Se continuar como está, tão logo precisaremos de cipó ou de um helicóptero para nos locomover” – afirmou um morador.
Uma munícipe questionou os vereadores sobre o fato das emendas parlamentares estarem direcionadas - demasiadamente - em realizações de eventos do município, cobrando que sejam feitas emendas para outros destinos, como por exemplo: Saúde, Educação, Esporte, etc.
Também foi solicitado pelos presentes que haja um remanejo na periodicidade do transporte coletivo no bairro, bem como questionaram os vereadores sobre o valor cobrado pela empresa transportadora.  Os moradores ainda pediram providências em relação aos gados soltos em vias públicas.  
Por fim, após responder várias perguntas, os vereadores se comprometeram em levar os assuntos discutidos à Prefeitura, como também agendarão uma reunião com a prefeita, Fabiane Santiago, juntamente com quatro moradores do bairro.