O Legislativo perto de você


Toninho da Rádio prestigia evento em comemoração ao Dia do Idoso
07/10/2009

 
No último dia 27, domingo, foi realizado nas dependências do Centro Esportivo Municipal o evento intitulado “Melhor Idade Esporte e Ação” em comemoração ao dia do idoso.  O vereador Antonio Carlos Rodrigues de Souza - “Toninho da Rádio” (PDT) marcou presença no evento e pode acompanhar todas as atividades da programação idealizada pelo professor de Educação Física, Gilsimar Rizzardi “Tubaína” e pelo diretor da Divisão de Esportes, Pedro Paulo da Silva.
O evento contou com a participação de cerca de 120 idosos, além de toda a equipe de apoio entre médicos, enfermeiros, professores de educação física e estudantes. Após a cerimônia de abertura, os participantes iniciaram as atividades com uma descontraída aula de alongamento ao som dos clássicos do anos 70’. Em seguida, atividades como jogos de cartas e tabuleiro, bocha, voleibol adaptado, handebol adaptado, aeróbica, etc, fizeram parte da programação. “É uma alegria muito grande proporcionar um dia como esse aos nossos idosos. Todos eles, de certa forma e dentro dos seus limites, puderam desfrutar daquilo que propusemos” - afirmou o Prof. Tubaína.
O diretor da Divisão de Esportes, Pedro Paulo, também mostrou-se satisfeito com o resultado do evento e afirmou que trabalhar com os idosos, além de ter sido uma honra, foi sobretudo um aprendizado: “Eles têm muita sabedoria para passar”, destacou. Ainda sobre a comemoração ao Dia do Idoso, Pedro Paulo falou sobre a importância do evento, afirmando que o projeto teve como principal objetivo o resgate da cidadania desse público. “Nosso objetivo foi levar o  bem estar ao idoso e fazer a sua inclusão social de uma maneira digna, priorizando a sua saúde física e mental”, concluiu.
A Orquestra de Violeiros também marcou presença no evento, bem como a nutricionista Yulla Martins que dirigiu uma palestra sobre obesidade e reeducação alimentar. O evento findou com um agradável almoço ao som do artista piracaiense Sander Barroso.   


Inclusão no calendário municipal


Tendo em vista o sucesso do evento, o Prof. Tubaína - que há onze anos está a frente do Grupo da Maior Idade, promovendo aulas de educação física, entre outras atividades na academia do grupo - sugeriu que o “Dia do Idoso” fosse incluído no calendário municipal. “O intuito deste projeto teve a finalidade de mostrar aos outros idosos a importância desta prática, promovendo uma melhor qualidade de vida através de atividades físicas. Tenho certeza de que se o evento for incluído no calendário do nosso município, tão breve teremos um maior número de idosos mais ativos, e evitaríamos que a nossa gente tivesse um envelhecimento sedentário” – finalizou.